Pular para o conteúdo principal

Parte de muro do Mosteiro de São Bento desaba em João Pessoa; ninguém ficou ferido

Foto: Arquidiocese da Paraíba

Parte do muro lateral do Mosteiro de São Bento, no Centro Histórico de João Pessoa, desabou na noite da última sexta-feira (7), por volta das 18h40. Segundo a Arquidiocese da Paraíba, responsável pela administração do imóvel, ninguém ficou ferido e não houve danos a veículos próximos.

A instituição informou que já havia alertado as autoridades sobre o risco de desabamento desde o dia 7 de fevereiro, quando a Defesa Civil, a Secretaria de Infraestrutura de João Pessoa (Seinfra) e a Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana (Semob) foram notificadas. Como medida preventiva, a área foi interditada.

No dia 18 de fevereiro, uma inspeção técnica apontou um aumento das fissuras na estrutura, levando ao início dos estudos para uma intervenção definitiva.

Na sexta-feira, após o desabamento, a Arquidiocese comunicou o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico do Estado da Paraíba (Iphaep), a Defesa Civil e a Seinfra.

Em nota, o Iphaep informou que constatou no dia 20 de fevereiro um recalque no solo, associado ao encharcamento da base da estrutura e ao entupimento dos drenos do muro, fatores que comprometeram sua estabilidade. Com as chuvas que atingiram a cidade, a estrutura não resistiu e veio a colapsar.

Neste sábado (8), ainda conforme o Iphaep, a Prefeitura de João Pessoa, por meio da Defesa Civil e da SEINFRA, realizou a proteção da área, visando resguardar os destroços para a devida análise das equipes do IPHAN.

De acordo com a Arquidiocese, foi determinada uma intervenção emergencial para a construção de um muro de contenção, seguindo orientações dos órgãos competentes. Posteriormente, será elaborado um projeto de recomposição do muro.

G1 Paraíba

Popular Posts

LAGOA DE DENTRO: Ministério Público Eleitoral emite parecer pela desaprovação das contas eleitorais de Beatriz Freire

Foto: Reprodução/Facebook O Ministério Público Eleitoral (MPE) da 60ª Zona Eleitoral de Jacaraú emitiu parecer pela DESAPROVAÇÃO da contas eleitorais da vereadora eleita de Lagoa de Dentro, Beatriz Freire (SOLIDARIEDADE). O promotor Hamilton de Souza Neves Filho seguiu o parecer técnico que constatou irregularidades e opinou pela rejeição das contas - Processo nº 0600577-77.2024.6.15.0060. O órgão ministerial destaca as seguintes irregularidades: a) Não apresentação do comprovante de recolhimento ao Tesouro Nacional dos recursos do FEFC não utilizados; b) falta de detalhamento com despesas com pessoal. "Portanto, conclui-se que a prestadora não elidiu a irregularidade apontada pela ausência da documentação exigida pelo §12 do art. 35 da Resolução supracitada, o que c onstitui irregularidade grave, tendo em vista que a natureza dos recursos é pública, proveniente do Fundo Especial de Financiamento de Campanha - FEFC, e apta a ensejar a desaprovação das contas e o recolhimento dos v...

Concurso da Prefeitura de Mamanguape é alvo de investigação por suposta fraude

O Ministério Público da Paraíba (MPPB), por meio da Promotoria de Justiça de Mamanguape, instaurou um inquérito civil público para investigar denúncias de fraude em um concurso público promovido pela Prefeitura de Mamanguape. O caso envolve um candidato aprovado em segundo lugar para o cargo de fiscal de obras, que teria “comprado” sua aprovação em troca de votos na última eleição municipal, conforme informações do noticiante. A denúncia aponta que o candidato não possui a escolaridade exigida no edital — ensino médio completo — e que seu irmão trabalha na Secretaria de Obras, o que levantou suspeitas sobre a lisura do processo. O edital do concurso exigia a apresentação do certificado de conclusão do ensino médio no ato da posse, mas a prefeitura não juntou aos autos a documentação comprobatória da escolaridade do candidato, que foi nomeado para o cargo em 12 de fevereiro deste ano. Diante das irregularidades, o 4º Promotor de Justiça de Mamanguape, Ítalo Mácio de Oliveira Sousa, dete...

Vereadores da base do prefeito Danilo prejudicam construção de passagem molhada na Comunidade Várzea Comprida em Pirpirituba

Foto: Reprodução/Portal da Câmara Municipal de Pirpirituba Na última quinta-feira, durante a sessão ordinária da Câmara Municipal de Pirpirituba, o requerimento referente ao ofício nº 34/2025/CEAR-PB, encaminhado pelo Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional, através do Departamento Nacional de Obras contra a Seca (DNOCS), foi barrado por vereadores da base situacionista. O projeto, que prevê a liberação de aproximadamente R$ 300 mil para a construção de uma passagem molhada no Sítio Várzea Comprida, visa melhorar o escoamento das águas e prevenir alagamentos na comunidade. O requerimento apresentado em conjunto pelos vereadores Gil de Lulu, Ricarlleson e Ronaldinho, solicitava a liberação do uso do solo para que a obra pudesse ser realizada, beneficiando diretamente os moradores da localidade. O projeto conta com recursos viabilizados pela senadora Daniela Ribeiro (PSD) e pelo deputado Aguinaldo Ribeiro (PP), e sua execução seria de responsabilidade do DNOCS. No entanto,...